Foto: "Hope"nhagen, fazendo uma alusão com a cidade sede da reunião, Copenhagen, Hope = Esperança. Lead the Leaders = Liderar os líderes. Será?
Fonte: Reuters
O Protocolo de Kyoto, que obriga cerca de 40 nações ricas a limitarem as emissões de carbono, está na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e negociações mundiais para estender o acordo sofrem um impasse, disse o ministro do Meio Ambiente indiano nesta quarta-feira (16).
Países em desenvolvimento querem que os países ricos cumpram suas obrigações com Kyoto, e assinem uma segunda rodada de compromissos mais rígidos a partir de 2013.
.
Mas Jairam Ramesh disse que muitos países desenvolvidos eram "veementemente contra" o protocolo e alguns queriam um novo acordo único obrigando todas as nações a lutarem contra o aquecimento global.
.
"O sentimento que temos é de que [o Protocolo de] Kyoto está na UTI, se é que não está morto", Ramesh disse aos repórteres.
Na segunda-feira (14), os países africanos paralisaram a principal sessão de negociações ao se retirarem em protesto. Para eles, os países ricos queriam "matar" o Protocolo de Kyoto.
No mesmo dia, acabaram retornando, permitindo a retomada das conversas, após conseguirem garantias de que a conferência colocaria mais foco na prorrogação do protocolo.
.
Prorrogação de Kyoto
.
Os países em desenvolvimento querem a prorrogação de Kyoto, que obriga os países ricos, exceto os Estados Unidos, a reduzir a emissão de gases-estufa até 2012 e, ao mesmo tempo, elaborar outro acordo para as nações em desenvolvimento.
Mas a maioria dos países ricos querem unir o Protocolo de Kyoto, de 1997, com um novo acordo com obrigações para todos no combate ao aquecimento global.
.
Eles preferem uma solução de via única, principalmente porque os Estados Unidos, segundo maior emissor mundial de gases-estufa, estão fora do Protocolo de Kyoto. Há o temor de que uma solução de duas vias faça com que os Estados Unidos fiquem num regime menos rígido, ao lado de grandes países em desenvolvimento.
.
O protocolo impõe obrigações às nações desenvolvidas ao mesmo tempo em que protege os países em desenvolvimento, que ficam desobrigados de reduções de emissões de gases-estufa.
De acordo com o Protocolo de Kyoto, assinado em 1997 no Japão, e em vigor a partir de 2005, 37 nações industrializadas se comprometem a reduzir suas emissões de seis gases-estufa em 5,5% em relação aos níveis de 1990 até 2012.
.
No entanto, os Estados Unidos, que não assinaram o acordo, dizem que ele é injusto por não obrigar a metas vinculantes países em desenvolvimento que já são grandes emissores de gases-estufa.
.
Mais de 190 países estão reunidos em Copenhague com o objetivo de criar propostas para um novo acordo global para o combate às mudanças climáticas, esperando fechar um tratado completo no ano que vem para suceder o Protocolo de Kyoto.
é uma palhaçada o que esta rolando lá!
ResponderExcluirsão mais de 10 mil policias reprimindo todos que estão contra essa palhaçada...
e o pior ´são os précandidatos a presidencia do Brasil, Serra e Marina Silva, que estão lá pra se promover e desgastar a dilma!
São todos iguais!
Em quem votar em 2010???