Com a proposta de aprovar um novo regimento interno para universidade, iniciou-se hoje dia 15 de dezembro, às 10 horas, reunião do conselho universitário da UFMG.
.
Com muita unidade de todo o movimento estudantil que se colocou desde o inicio contrario a aprovação dessa proposta de regimento,que centraliza o poder de decisão na mão do reitor e nos diretores de unidades diminuído o poder das decisões colegiadas, relativiza a participação discente e adota um regime disciplinar punitivo, retrocedendo em alguns aspectos em relação ao regimento atual.
.
Os estudantes tentaram ainda no saguão de entrada da reitoria convencer os conselheiros a votarem contra a proposta. Na reunião a bancada discente posicionou-se contra a proposta, mas o reitor de forma intransigente colocou a votação em regime de urgência, impedindo a bancada de pedir vistas ou qualquer discussão com a comunidade acadêmica sobre o processo.
.
Com o intuito de impedir a continuidade desta reunião cerca de 80 estudantes entraram na sala e fizeram a proposta de adiamento da votação para fevereiro de 2010 quando se iniciam as aulas, uma vez que a votação acontece no final do ano letivo sem discussão previa nos departamentos, congregações, no Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão e nas unidades. O reitor não acatou a proposta e suspendeu a reunião por tempo indeterminado. Já no inicio da ocupação um estudante foi agredido por segurança da universidade por tentar ajudar outros estudantes a entrarem na ocupação.
.
Os estudantes instalaram uma assembleia e aprovaram por unanimidade manter a ocupação do Conselho Universitário ate manifestação deste e o atendimento da pauta de reivindicação aprovada no conselho de DA´s e CA´s e pelo DCE, que se segue abaixo.
.
Realização de Audiências, Assembléias, discussões nas Congregações, Departamentos e demais espaços da universidade para elaboração de uma nova proposta de Regimento;Por um Regimento que garanta democracia nas decisões da universidade, não centralizando poderes;
.
Que o novo Regimento não tenha um caráter repressivo, mas educativo em relação aos estudantes.
.
Contato da ANEL:
Comissão de Comunicação da ocupação:
Firminia (ANEL)– 84085076
Oi, companheiros.
ResponderExcluirSou da Anel-Piauí e tenho uma pergunta e uma proposta para vocês.
A entidade constrói a Anel? Se sim, acho que seria legal colocar o logo da anel em destaque em algum ponto, como amostra de que constróem uma entidade democrática, endependente de governos e reitorias. Sugiro o logo que tem dentro um logo menor da conlutas no cantinho, já que a anel defende a aliança inclusive organizada dos estudantes e trabalhadores para arrancar um futuro digno.
Só uma proposta para os companheiros. Ah, não esquecer de colocar em outros materiais da entidade o nosso logo.
Abraço e nos vemos nas lutas.