sexta-feira, 11 de junho de 2010

CARTA ABERTA AOS ESTUDANTES DE CIÊNCIAS SOCIAIS

UNIFICAR AS SEMANAS PARA FORTALECER O CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
.
Estamos chegando ao final de mais um semestre, e podemos perceber que as promessas de melhorias feitas pelo atual reitor Dirceu de Mello, nem de longe foram atendidas.
.
Perdemos o pouco da autonomia que tínhamos nas decisões sobre as políticas da PUC-SP. Com a aprovação do novo estatuto, foi criado o CONSAD (Conselho Administrativo), onde 2 padres da Fundação São Paulo e o Reitor Dirceu de Mello decidem sobre tudo na Universidade! É isso mesmo estudantes, hoje quem decide o que estudamos, quem vai dar aula, o quanto vamos pagar e para quem estamos produzindo nossas pesquisas são 2 PADRES e o REITOR!
.
Por outro lado, percebemos a necessidade e a importância de unirmos nossas forças e entendermos que a razão da existência dessa universidade, são os estudantes.
.
O CACS tem nesse último período discutido com os estudantes e com os professores a importância da nossa união em base de um programa que defenda uma educação de qualidade, com redução das mensalidades abusivas, bolsas para quem precisa e permanência dos inadimplentes nas salas de aula.
.
Um exemplo prático dessa unidade foi o ato político que fizemos no último dia 29, onde cerca de 200 estudantes e professores expuseram suas aflições e indignações perante essa situação. Exigimos uma audiência pública junto ao CONSAD e pretendemos dar continuidade a essa luta legítima, já no começo do próximo semestre.
.
Outro exemplo foi a idéia da Semana Acadêmica do curso de Ciências Sociais, onde estudantes do segundo ano da manhã, desde o final do ano passado, se propuseram a construir. O CACS, enquanto entidade representante discutiu e apoiou essa iniciativa. Várias discordâncias surgiram, porém foram sanadas com o intenso debate e o critério utilizado de que a unidade deve ser entendida como prioridade.
.
Entendemos que as discordâncias existentes entre os estudantes são imprescindíveis para a evolução das idéias, portanto devem ser respeitadas e discutidas, com o objetivo de unificar os estudantes frente a todos os ataques que estamos sofrendo.
.
Um grupo de estudantes decidiu romper com a construção da Semana Acadêmica proposta pelos estudantes do segundo ano da manhã, com a idéia de fazer uma segunda semana.
.
Nós, do CACS, entendemos os motivos pelos quais decidiram romper com a Semana e acreditamos que esses estudantes têm muito a contribuir para o debate, por isso fazemos um chamado para que retornem as discussões e a construção de uma Semana Acadêmica de todas e todos os estudantes do curso de Ciências Sociais.
.
Devemos nos unir e construir juntos uma Semana Acadêmica com financiamento estudantil independente de empresas privadas, que reflita a concepção de curso existente e a que queremos, e acima de tudo, uma Semana de Ciências Sociais feita pelos estudantes, para mostrar a quem nos ataca que estamos juntos, unidos em torno de uma só causa: A DEFESA DA QUALIDADE DO ENSINO.
.
Esperamos que todas e todos os estudantes do curso de Ciências Sociais se sensibilizem e possam construir juntos, essa Semana e para isso chamamos:
.
REUNIÃO DA SEMANA DE CIÊNCIAS SOCIAIS
.
16/06 – QUARTA – 18h00 – SALA DO AQUÁRIO
.
CACS PUC-SP – GESTÃO TE CONVIDO A LUTAR!

Um comentário:

  1. é isso mesmo! Agora não é hora de dividir forças e sim unir as mais diferentes cabeças e fazer um semana muito boa.
    A galera que ta organizando desde o ano passado merece mais respeito!

    ResponderExcluir