segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Câmara Legislativa de Brasília é ocupada por manifestantes

Fonte: conlutas.org.br
.
Indignada, a multidão invadiu o local e protestou contra o “Mensalão do DEM”Um protesto aconteceu na Câmara Legislativa (DF) ontem (2). O ato iniciou-se às 14h com a ocupação do prédio pelos manifestantes, que estavam indignados e pediram o impeachment do governador José Roberto Arruda (DEM-DF).
.
O ato foi convocado pelas centrais sindicais, entre elas a Conlutas, a Intersindical e a CUT diversos sindicatos, entidades estudantis e partidos de oposição. Na ocasião, os partidos pretendiam entregar um novo pedido de impeachment do governador.
.
Um novo ato está marcado para a próxima quarta-feira, dia 9, na Praça do Buriti. Para garantir um forte protesto, diversas atividades serão realizadas nos próximos dias. No final de semana, haverá panfletagem nas dezenas de feiras da periferia, como a de Planaltina. E, nos próximos dias, haverá a convocação nos locais de trabalho, nas universidades e agitações em frente à Rodoviária de Brasília, por onde circulam milhares de pessoas todos os dias.
.
Com informações de Ricardo Guillen
.
Leia abaixo a matéria sobre o caso Arruda
.
Mais uma vez Brasília se afoga em mar de lama
.
Mais uma vez fomos bombardeados por novos esquemas de corrupção no Distrito Federal. Não podemos calar!Desde a semana passada a corrupção voltou a ser manchete na mídia brasileira. Desta vez veio à tona um mensalão (quem não se lembra do mensalão do governo Lula?!) no Distrito Federal.O governador do Distrito Federal (DEM-DF), José Roberto Arruda, foi flagrado num esquema escandaloso de corrupção. Segundo a Polícia Federal, Arruda financiou sua campanha ao governo do Distrito Federal, em 2006, com verbas não declaradas de empresas privadas.O país todo viu, na noite de sábado, pelas emissoras de TV, as imagens de Arruda recebendo dinheiro do então presidente da Codeplan (Companhia de Desenvolvimento do DF).
.
Na verdade, Arruda não está sozinho, ele chefia uma quadrilha, que envolve o vice-governador, Paulo Octávio, deputados da Câmara Distrital, o presidente da Câmara Legislativa, secretários de governo e do Tribunal de Contas do Distrito Federal e empresários.As fartas imagens que assistimos ou viemos nas capas de jornais e revistas são de uma verdadeira quadrilha com dinheiro em cuecas, meias e todos os bolsos de paletós – agora, imagine as contas bancárias desses fulanos. Em uma delas, ainda rezam ao final.
.
Quanta cara de pau!
.
Todas essas imagens que o presidente Lula diz que não comprovam corrupção, mostram na verdade para onde vai o dinheiro que deveria ir para investimentos públicos no Brasil. Quem não vê a cor desse dinheiro é a população que depende dos serviços públicos (saúde, educação, saneamento básico e outros) e os trabalhadores que lutam por melhoras salariais e melhores condições de trabalho.Partidos e entidades já entraram com pedido de impeachment do governador Arruda e abertura de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito). São ações importantes, mas as instituições políticas e judiciais no Brasil acabam dando um jeito de acobertar a corrupção, porque o regime político no Brasil funciona a base de corrupção.
.
Por isso não vemos corruptos serem punidos, presos efetivamente.Temos algumas experiências recentes de iniciativas que deram pouco resultado. Quem não se lembra no recente escândalo Sarney que saiu ileso com sua máfia mesmo tendo sido comprovado os favorecimentos e nepotismo em sua gestão no Senado. No mensalão do governo Lula o desvio de verbas foi comprovado, alguns políticos perderam seu cargo e saíram de cena, mas ninguém viu a devolução do dinheiro, nem a prisão dos corruptos.
.
Por isso, a Conlutas defende que além de iniciativas institucionais, os trabalhadores, a população sejam chamados a ir às ruas para dar um basta na corrupção. Não podemos confiar nesses políticos e suas instituições viciadas, a serviço da corrupção.
.
- Fora Arruda e Paulo Octávio e todos os deputados corruptos da Câmara Distrital!
.
- Quebra do sigilo bancário de todos os envolvidos!
.
- Prisão dos corruptos e corruptores!
.
- Expropriação dos bens dos envolvidos e a devolução imediata do dinheiro roubado!
.
- Convocação de eleições gerais já para o governo e para deputado distritais!
.
- Só um governo dos trabalhadores, apoiado e controlado por suas organizações, será capaz de por fim à corrupção do Estado capitalista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário