Há 3 anos, a PUC-SP demitiu cerca de 30% do seu quadro de funcionários! Os estudantes e professores já temiam uma queda na qualidade de ensino devido à Reitoria e Fundação São Paulo (Igreja) priorizarem a geração de lucros para o pagamento da enorme dívida da Universidade!
.
O problema é que em 2006 a dívida era de 107 milhões de reais e agora ultrapassa os 300 milhões de reais, ou seja, mesmo com o enorme crescimento das mensalidades, com a drástica redução das bolsas de estudos e com a intolerância pela permanência dos inadimplentes dentro das salas de aula, houve um crescimento de mais de 280% da dívida da PUC-SP.
.
Mas os estudantes não deixaram isso barato. Em 2007, ocuparam a reitoria contra o projeto de reforma universitária que estava sendo implementado em todo país e que beneficiava ainda mais o ensino voltado ao mercado e retirava a pouca autonomia que tínhamos na universidade, dando cada vez mais poder à Fundação São Paulo (Igreja). Eles tiveram que chamar a tropa de choque para aprovarem o Redesenho Institucional.
.
Agora em 2009, vimos na USP uma greve dos trabalhadores e estudantes que questionavam as condições de trabalho e a qualidade do Ensino, onde conseguiram barrar a imediata implementação da UNIVESP (Ensino à Distância na USP).
.
Hoje, na PUC-SP, a Igreja decide sobre quase todas as questões da universidade através do CONSAD (Conselho Administrativo), composto por reitoria e dois padres. Sabemos exatamente qual é o objetivo da Fundação São Paulo e da Reitoria e novamente os estudantes não vão assistir a tudo isso calados! Nos cursos do CACS a discussão não é outra: A qualidade das nossas aulas já não são as mesmas, os professores não conseguem pesquisar, a Igreja autoriza ou não nossas pesquisas! O próprio CACS foi perseguido pela denúncia do Reitor Dirceu de Mello à Polícia, criminalizando injustamente um estudante da Gestão.
.
É visível a indignação e a reorganização dos estudantes. As reuniões do Conselho de Centros Acadêmicos estão cada vez mais participativas. O debate pelo Boicote ao ENADE e agora o ato-debate pela democratização da PUC são exemplos vivos de que o movimento retoma sua dinâmica e irá barrar juntos todos esses ataques vindos do governo federal, reitoria e Fundasp.
.
Já estamos construindo um PLEBISCITO da PUC-SP que avaliará a vontade dos estudantes sobre as questões que mais nos angustiam! Esse Plebiscito acontecerá no final de novembro e tem o objetivo de levar o debate dos acontecimentos da universidade pra dentro da sala de aula e mostrar a verdadeira vontade dos estudantes da nossa universidade!
.
Fique ligado, procure seu Centro Acadêmico, cada um de nós é imprescindível para a construção de uma nova universidade!
.
C A C S P U C – S P – Gestão Te Convido a LUTAR!
Nenhum comentário:
Postar um comentário