terça-feira, 8 de setembro de 2009

PUC Campinas em LUTA!


Segue o e-mail sobre a situação na PUC Campinas:
*Quem quiser mandar moções de apoio, pode mandar para: teconvidoalutar@gmail.com, que encaminhamos para os companheiros.
_________________________
Companheiros,

Bom, quero partilhar com vcs a situação que a PUC Campinas se encontra.
Nosso curso de Ciencias Sociais, atualmente foi transferido para um predio da universidade devido a junção dos centros de humanas e sociais aplicadas.
Mas a univerisidade não se preocupou com a infraestrutura e o bem estar dos alunos.
.
Nós, nos encontramos ao todo nesse prédio, 8 cursos ( C.Sociais, S.Social, Biblioteconomia, história, Filosofia, Teologia, Pedagogia e Ed. Fisica).
Nosso prédio só temos uma lanchonete que possui preços abusivos, um xerox que não conseguimos neim tirar os devidos xerox. Fora do prédio é totalmente sem iluminação, sem onibus que passem por lá, e um bosque que ficamos a deriva a qualquer ação, já que na PUC Camp, semestre passado tivemos casos de assaltos e sequestros relampagos. Estamo totalmente excluidos da comunidade.
Então peço, quais escolas puderam manifestar uma moçao apoiando nosso curso nessa luta, será de grande ajuda
Estamos já, três dias em paralização e não vamos parar.
Segue abaixo um pequeno resumo da nossa luta:
Paralisação dos cursos do CCHSA do Campus I
Como deve ser de conhecimento da maioria, do fim do semestre passado para esse os estudantes dos cursos de História, Filosofia, Ciências Sociais e teologia começaram a ter aulas nas salas de aula do prédio próximo a Faefi e não mais no H11. Neste novo prédio já haviam alguns cursos:Serviç o Social, Pedagogia, Educação física e Biblioteconomia/ Ciência da informação. Tanto os discentes que já tinham aula nesse prédio, quanto os discentes que começaram este semestre fazem várias críticas à falta de estrutura que se apresenta, desde tamanho de sala de aula até falta de transporte interno e é importante dizer que vários desses problemas tiveram da reitoria uma promessa de resolução antes no início das aulas. Para variar, essa promessa não foi cumprida.
.
Buscando organizar alguma resposta dos estudantes frente a tudo isso Nós do DCE e as entidades representativas dos cursos que estão nesse novo prédio organizamos uma assembléia geral na quarta-feira, nesta foi deliberado a construção imediata de um boicote à praça de alimentação além de um ato para a própria quarta e um outro ato no dia seguinte além de uma carta de reivindicações ( que segue anexa) a ser escrita e entregue para o diretor de centro ou pró-reitor de graduação que estariam presentes na quinta-feira em um evento no auditório da PUC. Às reivindicações presentes na carta são:
1- Contra a mercantilizaçã o do ensino.
2- Pela construção de um Restaurante Universitário.
3- Pela imediata instauração de um transporte interno no Campus I, assim como transporte Inter-campus.
4- Por mais democracia na universidade: reitor, diretores de centro e diretores de faculdade eleitos por votação paritária entre alunos, professores e funcionários; Respeito à autonomia das entidades estudantis e de seus espaços.
5- Mais e melhores assistências estudantis: que a PUCC aumente a quantidade de cotas de impressão de seus estudantes e utilize o sistema de FTP para facilitar o acesso a textos de aulas. Entendendo isso, inclusive, como uma questão de assistência estudantil de forma a diminuir a necessidade de dinheiro gasto com Xerox pelos seus estudantes.
.
No ato de quinta feira passamos por diversos prédios da PUC buscando explicar e explicitar nossas reivindicações aos demais estudantes. O ato finalizou em frente a reitoria com a instauração de uma assembléia que decidiu democraticamente pela continuidade do boicote à cantina, á paralisação das aulas dos cursos do CCHSA que tem aula no campus I e a contrução de um grande ato terça-feira! Durante o ato muitos estudantes demonstraram acordo com as reivindicações, e não somente no ato, mas em quase todos espaços de discussão dos estudantes da PUC-Campinas varias destas críticas aparecem.
.
Precisamos sermos fortes ao dizer nossas reivindicações, porem, não adianta apenas explicitar nossas críticas, precisamos construir um movimento organizado, combativo e conseqüente para exigir da PUC nossas bandeiras, que, precisamos dizer, NADA TEM DE ABUSIVAS OU FORA DA REALIDADE, pelo contrário, são propostas que já foram realidade na PUCC em outros tempo ou então que é realidade em outras PUC's pelo Brasil. Para construir esse movimento chamamos todos os estudantes a se unir a essa luta, reivindicar, realizar essa discussão nos espaços estudantis, estar presente no prédio CCHSA para somar à paralisação dos estudantes e somar-se tambem no grande ato de terça-feira!
.
"A nossa luta é todo dia,educação não é mercadoria!"
.
-- Carolina Bonomi
C.A Ciências Sociais - PUC Campinas - SP
Gestão Brava Gente - 2009/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário