AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA???
CHEGOU A NOSSA VEZ!
VOTE E LUTE COM A CHAPA 1
A CHAPA DO MOVIMENTO ESTUDANTIL!
Há 3 anos, a PUC-SP demitiu cerca de 30% do seu quadro de funcionários! Os estudantes e professores já temiam uma queda na qualidade de ensino devido à Reitoria e Fundação São Paulo (Igreja) priorizarem a geração de lucros para o pagamento da enorme dívida da Universidade!
.
O problema é que em 2006 a dívida era de 107 milhões de reais e agora ultrapassa os 300 milhões de reais, ou seja, mesmo com o enorme crescimento das mensalidades, com a drástica redução das bolsas de estudos e com a intolerância pela permanência dos inadimplentes dentro das salas de aula, houve um crescimento de mais de 280% da dívida da PUC-SP. Com certeza essa dívida já foi paga inúmeras vezes, ela já não existe, o que vemos são os juros bancários que levam cada dia mais a PUC-SP para um abismo sem fim.
.
Por outro lado, os estudantes não deixaram isso barato. Em 2007, ocupamos a reitoria contra o projeto de reforma universitária que estava sendo implementado não somente na PUC-SP, mas em todo país, como por exemplo, o REUNI do governo Lula. Todos esses projetos beneficiam ainda mais o ensino voltado ao mercado e retira a pouca autonomia que tínhamos na universidade, no caso da PUC-SP, dá cada vez mais poder à Fundação São Paulo (Igreja).
.
A PUC-SP até então gozada de certa autonomia, de uma estrutura democrática, comparada à outras instituições. Vale lembrar que essas conquistas foram outrora lutas do movimento estudantil que organizado, travou batalhas e, apesar de estar muito longe de um modelo do qual queremos, pode ser considerada uma das mais democráticas universidades do Brasil.
.
Porém, com a aprovação do novo estatuto, hoje a Igreja decide sobre quase todas as questões da universidade! É através do CONSAD (Conselho Administrativo, criado pela FUNDASP), composto pelo Reitor e por dois padres que a Fundação e a Reitoria decidem sobre a demissão dos professores, sobre o corte de bolsas, sobre o aumento das mensalidades, sobre o corte de salários, etc.
.
Sabemos também do papel que cumpre o governo Lula, que usa o discurso de democratizar o acesso a universidade, porém desconsidera o investimento na universidade pública, prefere destinar milhões de reais para o enriquecimento dos bancos que ao exemplo da PUC-SP aproveitam e muito o montante da dívida que cresce a cada dia. O MEC destinou simplesmente R$ 1 BILHÃO (!) do BNDES para as universidades privadas que tirarem boas notas no ENADE (antigo provão), algo como um prêmio para as universidades que melhor se encaixarem no modelo mercadológico de ensino.
.
É visível a indignação e a reorganização dos estudantes. A qualidade das nossas aulas já não são as mesmas, os professores não conseguem pesquisar, a Igreja autoriza ou não nossas pesquisas. Mas por outro lado a nossa organização, assim como em 2007, traz a esperança de tempos melhores. No início desde ano fizemos um ato com mais de 300 estudantes, onde conseguimos a abertura do edital de bolsas e uma audiência pública com o Reitor.
.
Não são só os estudantes que enxergam a reorganização do movimento estudantil, mas também a Reitoria, porém ao contrario do movimento, o Reitor Professor Dirceu de Mello teme pela nossa organização e denunciou sem nenhuma prova concreta um estudante da História que participa da gestão do CACS para a polícia, como o único responsável do Centro Acadêmico. Sabemos exatamente que este é um ataque a nossa livre organização e que hoje o ataque é contra o CACS, mas amanhã pode ser contra qualquer entidade ou estudante que questione o modelo proposto pela Reitoria e pela Fundação São Paulo.
.
Queremos a partir de essas discussões propor uma alternativa que contemple as necessidades dos estudantes, professores e funcionários. Entendemos que a educação é uma necessidade básica da sociedade e deve ser pública, de qualidade e a serviço da produção de conhecimento para os trabalhadores.
.
A luta por democracia é também a luta por uma educação pública, de qualidade e a serviço dos trabalhadores.
.
É por todos esses motivos que lançamos uma Chapa única para concorrer as eleições. Acreditamos que a unidade do movimento neste momento é mais do que necessária e por isso o CACS, o CASS e o CARI apóiam essa iniciativa.
.
Devemos ter clareza de que ocupar esse espaço não é resolver os problemas, mas sim de demonstrar que o movimento é representado, não por um estudante, mas sim por um programa que questiona o atual, propõe algo novo e junto com os professores e funcionários quer, de forma democrática, participar das decisões da PUC-SP.
.
Façamos o Chamado para que todas e todos os estudantes votem nos dias 02 e 03 de dezembro na CHAPA 1, a Chapa do Movimento Estudantil.
.
.
• QUAIS CONSELHOS???
.
CONSUN
.
Art. 19 - O Conselho Universitário – CONSUN é órgão deliberativo da PUC-SP, competindo-lhe definir as diretrizes acadêmicas da política universitária, acompanhando sua execução e avaliando seus resultados, zelando pelas finalidades, princípios e missão educativa da Instituição.
.
Contamos com 9 representações discentes (uma para cada faculdade) em um total de 45 cadeiras com direito a voto... Portanto uma diferença de 36 representações, não tendo assim um critério paritário entre as deliberações...
.
Atribuições gerais: definir e pensar na política educacional; apreciação e aprovação de propostas, planos e orientações, examinar e reformular propostas, regulamentar critérios, fixar normas, aprovar criações ou extinção de cursos ou etc... desde que:
.
Parágrafo Único – Toda e qualquer decisão do CONSUN que implique geração de despesas deverá ser tomada após aprovação pelo CONSAD.
.
CECCOM
.
Art. 33 – O Conselho de Cultura e Relações Comunitárias é um órgão de deliberação e consulta no campo da cultura e relações comunitárias. Será presidido pelo Pró-Reitor de Cultura e Relações Comunitárias. Sua composição será prevista no Regimento Geral da PUC-SP.
.
Dentre todas suas atribuições, elaborações e apreciações... este órgão ira elaborar uma política de bolsas de estudo para a PUC SP, além de pensar na segurança dos campi submetida à aprovação do CONSAD.
.
CEPE
.
Art. 26 – O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão é órgão de deliberação e consulta no campo acadêmico-científico. Será presidido por um dentre os Pró-Reitores de Graduação ou de Pós-Graduação, mediante escolha do Reitor. Sua composição será prevista no Regimento Geral da PUC-SP.
.
Competências: zelar pelos padrões de ensino, pesquisa e extensão, avaliação institucional, orientação das Faculdades,
.
A ação do CEPE será assessorada pelas câmaras de Graduação, Pós graduação e Pesquisa e Educação Continuada que estarão submetidas à regulamentação deste conselho.
.
*Além do CEPE, existe o Conselho de Ética, que também é composto pela Fundação São Paulo (Igreja) que segue os princípios católicos e poderá ou não autorizar pesquisas como o Aborto, Inquisição e Homossexualismo.
.
CONPLAD
.
Art. 31 - O Conselho de Desenvolvimento, Planejamento e Gestão é um órgão de deliberação e consulta no campo do planejamento, desenvolvimento e gestão econômico-financeira. Será presidido pelo Pró-Reitor de Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. Sua composição será prevista no Regimento Geral da PUC-SP.
.
Esse conselho irá auxiliar o CONSAD nas deliberações acerca das questões financeiras que regem a Universidade, alem de acompanhar e desenvolver estudos que subsidiem ou não a ação da instancia máxima de deliberação.
.
ABAIXO o CONSAD!
.
CONSAD (Conselho Administrativo) foi criado pela Fundação São Paulo (Igreja) e implementado de forma antidemocratica na PUC-SP após instituído o novo Estatuto do Redesenho. O CONSAD é hoje o órgão máximo de decisões, com voto de 2 padres “secretários” da Fundação e do Reitor Professor Dirceu de Mello.
.
Aceitar o CONSAD é legitimar a verticalização da tomada de decisões, onde os outros conselhos atuam obrigatoriamente de forma maquiada e sem um caráter democrático.
.
Devemos lutar por um CONSUN (Conselho Universitário) onde estudantes, professores e funcionários tenham não só a mesma voz, mas também voto com o mesmo peso!
.
• QUAIS REPRESENTANTES???
CONSUN Titular: Guilherme Salvini 3º ano História
Suplente: Luna Goés 3º ano Serviço Social
CECCOM Titular: Julia Chamis (Flor) 1º ano História
Suplente: Pedro 2º ano Relações Internacionais
CEPE Titular: Nicole Caus 1º ano Relações Internacionais
Suplente: Felipe Guarnieri 4º ano Ciências Sociais
CAF Titular: Américo Sampaio 2º ano Serviço Social
Suplente: Gabriel Madeira 2º ano Relações Internacionais
• QUAL ORGANIZAÇÃO????
A nossa chapa é a chapa do movimento estudantil e assim nossa candidatura se presta a serviço das reivindicações dos estudantes. Queremos que as reuniões dos cursos, dos centros acadêmicos e assembléias sejam os espaços de decisão acerca da atuação dos representantes discentes nos Conselhos. Planejamos efetivar um rodízio entre titular e suplente trazendo as posições das discussões dos cursos para que a ação seja a mais democrática possível.
.
CHAPA 1 - A CHAPA DO MOVIMENTO ESTUDANTIL.
CHEGOU A NOSSA VEZ!
VOTE E LUTE COM A CHAPA 1
A CHAPA DO MOVIMENTO ESTUDANTIL!
Há 3 anos, a PUC-SP demitiu cerca de 30% do seu quadro de funcionários! Os estudantes e professores já temiam uma queda na qualidade de ensino devido à Reitoria e Fundação São Paulo (Igreja) priorizarem a geração de lucros para o pagamento da enorme dívida da Universidade!
.
O problema é que em 2006 a dívida era de 107 milhões de reais e agora ultrapassa os 300 milhões de reais, ou seja, mesmo com o enorme crescimento das mensalidades, com a drástica redução das bolsas de estudos e com a intolerância pela permanência dos inadimplentes dentro das salas de aula, houve um crescimento de mais de 280% da dívida da PUC-SP. Com certeza essa dívida já foi paga inúmeras vezes, ela já não existe, o que vemos são os juros bancários que levam cada dia mais a PUC-SP para um abismo sem fim.
.
Por outro lado, os estudantes não deixaram isso barato. Em 2007, ocupamos a reitoria contra o projeto de reforma universitária que estava sendo implementado não somente na PUC-SP, mas em todo país, como por exemplo, o REUNI do governo Lula. Todos esses projetos beneficiam ainda mais o ensino voltado ao mercado e retira a pouca autonomia que tínhamos na universidade, no caso da PUC-SP, dá cada vez mais poder à Fundação São Paulo (Igreja).
.
A PUC-SP até então gozada de certa autonomia, de uma estrutura democrática, comparada à outras instituições. Vale lembrar que essas conquistas foram outrora lutas do movimento estudantil que organizado, travou batalhas e, apesar de estar muito longe de um modelo do qual queremos, pode ser considerada uma das mais democráticas universidades do Brasil.
.
Porém, com a aprovação do novo estatuto, hoje a Igreja decide sobre quase todas as questões da universidade! É através do CONSAD (Conselho Administrativo, criado pela FUNDASP), composto pelo Reitor e por dois padres que a Fundação e a Reitoria decidem sobre a demissão dos professores, sobre o corte de bolsas, sobre o aumento das mensalidades, sobre o corte de salários, etc.
.
Sabemos também do papel que cumpre o governo Lula, que usa o discurso de democratizar o acesso a universidade, porém desconsidera o investimento na universidade pública, prefere destinar milhões de reais para o enriquecimento dos bancos que ao exemplo da PUC-SP aproveitam e muito o montante da dívida que cresce a cada dia. O MEC destinou simplesmente R$ 1 BILHÃO (!) do BNDES para as universidades privadas que tirarem boas notas no ENADE (antigo provão), algo como um prêmio para as universidades que melhor se encaixarem no modelo mercadológico de ensino.
.
É visível a indignação e a reorganização dos estudantes. A qualidade das nossas aulas já não são as mesmas, os professores não conseguem pesquisar, a Igreja autoriza ou não nossas pesquisas. Mas por outro lado a nossa organização, assim como em 2007, traz a esperança de tempos melhores. No início desde ano fizemos um ato com mais de 300 estudantes, onde conseguimos a abertura do edital de bolsas e uma audiência pública com o Reitor.
.
Não são só os estudantes que enxergam a reorganização do movimento estudantil, mas também a Reitoria, porém ao contrario do movimento, o Reitor Professor Dirceu de Mello teme pela nossa organização e denunciou sem nenhuma prova concreta um estudante da História que participa da gestão do CACS para a polícia, como o único responsável do Centro Acadêmico. Sabemos exatamente que este é um ataque a nossa livre organização e que hoje o ataque é contra o CACS, mas amanhã pode ser contra qualquer entidade ou estudante que questione o modelo proposto pela Reitoria e pela Fundação São Paulo.
.
Queremos a partir de essas discussões propor uma alternativa que contemple as necessidades dos estudantes, professores e funcionários. Entendemos que a educação é uma necessidade básica da sociedade e deve ser pública, de qualidade e a serviço da produção de conhecimento para os trabalhadores.
.
A luta por democracia é também a luta por uma educação pública, de qualidade e a serviço dos trabalhadores.
.
É por todos esses motivos que lançamos uma Chapa única para concorrer as eleições. Acreditamos que a unidade do movimento neste momento é mais do que necessária e por isso o CACS, o CASS e o CARI apóiam essa iniciativa.
.
Devemos ter clareza de que ocupar esse espaço não é resolver os problemas, mas sim de demonstrar que o movimento é representado, não por um estudante, mas sim por um programa que questiona o atual, propõe algo novo e junto com os professores e funcionários quer, de forma democrática, participar das decisões da PUC-SP.
.
Façamos o Chamado para que todas e todos os estudantes votem nos dias 02 e 03 de dezembro na CHAPA 1, a Chapa do Movimento Estudantil.
.
.
• QUAIS CONSELHOS???
.
CONSUN
.
Art. 19 - O Conselho Universitário – CONSUN é órgão deliberativo da PUC-SP, competindo-lhe definir as diretrizes acadêmicas da política universitária, acompanhando sua execução e avaliando seus resultados, zelando pelas finalidades, princípios e missão educativa da Instituição.
.
Contamos com 9 representações discentes (uma para cada faculdade) em um total de 45 cadeiras com direito a voto... Portanto uma diferença de 36 representações, não tendo assim um critério paritário entre as deliberações...
.
Atribuições gerais: definir e pensar na política educacional; apreciação e aprovação de propostas, planos e orientações, examinar e reformular propostas, regulamentar critérios, fixar normas, aprovar criações ou extinção de cursos ou etc... desde que:
.
Parágrafo Único – Toda e qualquer decisão do CONSUN que implique geração de despesas deverá ser tomada após aprovação pelo CONSAD.
.
CECCOM
.
Art. 33 – O Conselho de Cultura e Relações Comunitárias é um órgão de deliberação e consulta no campo da cultura e relações comunitárias. Será presidido pelo Pró-Reitor de Cultura e Relações Comunitárias. Sua composição será prevista no Regimento Geral da PUC-SP.
.
Dentre todas suas atribuições, elaborações e apreciações... este órgão ira elaborar uma política de bolsas de estudo para a PUC SP, além de pensar na segurança dos campi submetida à aprovação do CONSAD.
.
CEPE
.
Art. 26 – O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão é órgão de deliberação e consulta no campo acadêmico-científico. Será presidido por um dentre os Pró-Reitores de Graduação ou de Pós-Graduação, mediante escolha do Reitor. Sua composição será prevista no Regimento Geral da PUC-SP.
.
Competências: zelar pelos padrões de ensino, pesquisa e extensão, avaliação institucional, orientação das Faculdades,
.
A ação do CEPE será assessorada pelas câmaras de Graduação, Pós graduação e Pesquisa e Educação Continuada que estarão submetidas à regulamentação deste conselho.
.
*Além do CEPE, existe o Conselho de Ética, que também é composto pela Fundação São Paulo (Igreja) que segue os princípios católicos e poderá ou não autorizar pesquisas como o Aborto, Inquisição e Homossexualismo.
.
CONPLAD
.
Art. 31 - O Conselho de Desenvolvimento, Planejamento e Gestão é um órgão de deliberação e consulta no campo do planejamento, desenvolvimento e gestão econômico-financeira. Será presidido pelo Pró-Reitor de Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. Sua composição será prevista no Regimento Geral da PUC-SP.
.
Esse conselho irá auxiliar o CONSAD nas deliberações acerca das questões financeiras que regem a Universidade, alem de acompanhar e desenvolver estudos que subsidiem ou não a ação da instancia máxima de deliberação.
.
ABAIXO o CONSAD!
.
CONSAD (Conselho Administrativo) foi criado pela Fundação São Paulo (Igreja) e implementado de forma antidemocratica na PUC-SP após instituído o novo Estatuto do Redesenho. O CONSAD é hoje o órgão máximo de decisões, com voto de 2 padres “secretários” da Fundação e do Reitor Professor Dirceu de Mello.
.
Aceitar o CONSAD é legitimar a verticalização da tomada de decisões, onde os outros conselhos atuam obrigatoriamente de forma maquiada e sem um caráter democrático.
.
Devemos lutar por um CONSUN (Conselho Universitário) onde estudantes, professores e funcionários tenham não só a mesma voz, mas também voto com o mesmo peso!
.
• QUAIS REPRESENTANTES???
CONSUN Titular: Guilherme Salvini 3º ano História
Suplente: Luna Goés 3º ano Serviço Social
CECCOM Titular: Julia Chamis (Flor) 1º ano História
Suplente: Pedro 2º ano Relações Internacionais
CEPE Titular: Nicole Caus 1º ano Relações Internacionais
Suplente: Felipe Guarnieri 4º ano Ciências Sociais
CAF Titular: Américo Sampaio 2º ano Serviço Social
Suplente: Gabriel Madeira 2º ano Relações Internacionais
• QUAL ORGANIZAÇÃO????
A nossa chapa é a chapa do movimento estudantil e assim nossa candidatura se presta a serviço das reivindicações dos estudantes. Queremos que as reuniões dos cursos, dos centros acadêmicos e assembléias sejam os espaços de decisão acerca da atuação dos representantes discentes nos Conselhos. Planejamos efetivar um rodízio entre titular e suplente trazendo as posições das discussões dos cursos para que a ação seja a mais democrática possível.
.
CHAPA 1 - A CHAPA DO MOVIMENTO ESTUDANTIL.
Nenhum comentário:
Postar um comentário