quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

CARTA DE REPÚDIO À ATITUDE PRECONCEITUOSA POR PARTE DE 3 ESTUDANTES DE HISTÓRIA DA PUC-SP

PELA UNIDADE DOS ESTUDANTES DE TODOS OS CURSOS NA CONSTRUÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE SEM OPRESSÕES!
.
Há algumas semanas, os(as) estudantes de História e Geografia ingressantes em 2006, fizeram sua cerimônia de colação de grau junto(a)s no Tuca. Uma estudante de Geografia fez um discurso em nome de sua sala, expondo a felicidade em se formar, mas as dificuldades que teve, ela e seus colegas, para chegarem até lá. Finalizada a cerimônia da colação de grau, a estudante de Geografia recebeu um e-mail de 1 estudante de História, falando em nome de mais 2 estudantes, com um conteúdo claramente discriminatório socialmente, que também expressou um racismo, ainda que não de forma declarada.
.
A partir de então, o CACS PUC-SP convocou uma reunião aberta dos estudantes para decidirem um posicionamento da entidade e do curso sobre o ocorrido. Achamos importante que o CACS se posicione, pois se tratou de uma atitude preconceituosa de uma estudante da PUC-SP contra outra estudante da universidade. Na reunião foi discutido o teor do discurso proferido pela estudante da Geografia e tivemos acesso ao agora, público e-mail escrito por estudantes da História desta turma ― algo como uma “comissão organizadora” do evento.
.
Após estudarmos o material que envolve o caso, conversarmos com as pessoas presentes na cerimônia e com a estudante vítima de preconceito, resolvemos:
.
- Que a atitude das 3 estudantes da História, ao recriminar a participação de estudantes de Geografia na colação de grau, não expressa a opinião dos estudantes do curso de História como é citado no e-mail e sim de um grupo de pessoas. Pessoas, que pelo visto no e-mail, nada aprenderam no curso, expressam e sustentam a repressão e opressão que existe dentro da nossa universidade realizada pelas políticas arbitrárias da Reitoria e da Fundação São Paulo.
.
- Que o discurso referido pela estudante de Geografia, além de não interferir negativamente na colação, só mostrou os anseios e dificuldades encontradas pela maioria dos estudantes dessa universidade em prosseguir seus estudos devido à política de elitização da PUC-SP, que corta bolsas, mantém mensalidades altíssimas e persegue os inadimplentes. Nada a mais do que a realidade.
.
- Que no e-mail escrito pela estudante de História contra a estudante de Geografia, nota-se um conteúdo de discriminação social referido não só à estudante de Geografia que fez o discurso, mas a todos os formandos de Geografia que ali estavam presentes.
.
- Devemos lembrar que todas as ofensas referidas a estudante de Geografia não estão isoladas nessa sociedade, pois vimos muitos casos parecidos, como os insultos racistas contra uma estudante negra na USP que foi acusada de roubo injustamente; assim como o trabalhador negro da USP reprimido em um estacionamento do Carrefour por seguranças, quando ia pegar seu próprio carro. Portanto sabemos que esses insultos não atacam somente a moral da estudante mas mostra um preconceito de classe e racismo, já que a estudante atacada é negra e não tem as mesmas oportunidades que tem a maioria branca que reina nesta universidade cada vez mais elitista.
.
Assim:
.
- Repudiamos a atitude das 3 estudantes de História à estudante de Geografia que proferiu o discurso na sua própria colação de grau!
.
- Continuamos chamando a unidade entre todos os estudantes de todos os cursos da PUC-SP para que lutem por uma universidade melhor! Achamos que além das lutas em comum é necessário que nossa integração entre estudantes de vários cursos deve ser fomentada em todos os níveis: nas mobilizações, academicamente, culturalmente e etc.
.
- Não podemos admitir tais atitudes! É necessário continuar o debate sobre o tema, apoiar de todas as maneiras a estudante de Geografia e repudiar as atitudes dessas 3 estudantes de História.
.
- Chamamos a que todas as estâncias da PUC-SP se posicionem contra essas atitudes preconceituosas e com elementos racistas. E que as estudantes de História que fizeram os ataques, sejam punidas!
.
O processo de elitização existente na PUC-SP junto com a destruição da qualidade de ensino e o desprezo com os professores e funcionários fazem com que nossa universidade tenha cada vez mais casos como estes.
.
Somente o intenso debate sobre esse tema e a constante luta contra todas as formas de opressão poderão fazer com que coloquemos a PUC-SP aos trilhos da produção de conhecimento crítico.
Aliar a luta de todos os estudantes, professores e funcionários é imprescindível para que possamos construir uma universidade que produza para o real desenvolvimento humano.
.
Atenciosamente,
.
CACS PUC-SP – Gestão Te Convido a LUTAR!

12 comentários:

  1. Vocês deveriam tomar muito cuidado com o que publicam!
    Em primeiro lugar,porque eu que estava presente posso afirmar que discurso da Angela não demonstrou anseio nenhum e dificuldade nenhuma,foi um discurso voltado para suas colegas...não,ela não representou nenhum 'movimento' político que seja!
    Em segundo lugar, porque a carta que está sendo veiculada foi adulterada e isso pode dar um bom processo em cima de todos vocês,isso é calúnia e difamação.
    Em terceiro lugar, como podem acusar as pessoas que supostamente escreveram a tal carta de racistas e fascistas? Por acaso vocês sabem que a Camila que assina a carta é negra? E a Maíra que também assina,é judia?
    Vocês deveriam se informar melhor!Tomem cuidado,pois essa história pode acabar mal judicialmente para vocês também.

    ResponderExcluir
  2. acho que todos viram o discurso lindo da Angela e mostra sim as dificuldades de pessoas como nós de terminar uma universidade elitista como é a PUC!

    A relação que fizeram com uma orquestra foi lindo.

    Agora, se o e-mail que rolou na lista foi adulterado porque não mostra o verdadeiro???

    E a Camila ser negra não impede dela reproduzir o racismo...

    Ou você apoia o Obama por ele ser negro?

    E os judeus não são preconceituosos? o sionismo é o que? (não que a Maira seja sionista... mas não é só porque é judeu que esta bem na fita)

    E pelo que vi, nessa carta do CACS não tem nenhum xingamento as meninas de facistas e/ou racistas... tem sim, elementos racistas (não estou protegendo o CACS, mas nesse ponto concordo)

    Esse post acima parece mais uma ameaça!

    ResponderExcluir
  3. Acho que foi aquela carta assinada pelo CCA (não lembro se o CACS assinou) que acusava as meninas de racista e comparavam com a mina da UNIBAN!!!
    Além te ter uma parte que essas três meninas xingavam a Angela de negrinha... pelo que sei isso não aconteceu...

    Deviam pedir desculpas por inventar ou acreditar em informações não verdadeiras

    Essa do cacs ta bem condizente com o acontecido.
    Até a Lucilia se manisfestou!!!

    ResponderExcluir
  4. própria colação de grau o #$%$#@ ! a colação era de HISTÓRIA. e fodam-se as decadentes infiltradas ,que estavam de FAVOR da geografia.
    e o mais divertido de tudo é que no vídeo da colação tá gravado a indiferença de toda a cerimônia em relação às excluídinhas!

    ResponderExcluir
  5. Da-lhe espirito natalino!!!!

    ResponderExcluir
  6. O CACS deveria sim se preocupar com estas questões de maneira imparcial até que tenham certeza das coisas,pois também sei que a carta foi adulterada com intúito de fazer parecer discriminatóraia,preconceituosa e tal,a serviço de certas pessoas.Porém isto pode ser facilmente provado por uma boa investigação.Já existe inclusive uma legislação prevista para este tipo de adulteração.Acredito que tudo o que não interessa ao CaCS é ser processado por calúnia e difamação.Logo colegas ,cautela,sabedoria e precaução.

    ResponderExcluir
  7. processar o CACS???

    Olha o movimento estudantil reacion'ario ai gente!!!!

    cautela o #@$%$#@#... cade a carta original????

    se nao tem, entao e essa q vale!!!!

    ResponderExcluir
  8. OOLHAAAAAAAAA só,mais um comunistinha safado e desonesto se manifestando.
    CADÊ A ÉTICA,comuna???
    Aaahhh,mas que tristeza o Cel. Erasmo Dias ter falecido e não poder encher essa sua cara feia (porque comuna é tudo FEIO) de CHUMBO!
    E VIVA HONDURAS!

    ResponderExcluir
  9. Sabe o que vocês merecem??? Apanhar muito da polícia...vocês mereciam no mínimo uma torturazinha,tipo a que o DOPS aplicava...eu adoraria ver isso acontecendo. Pau de arara pra vocês! Ainda vou ver o dia em que vocês serão mais decadentes ainda e sentirão tanta dor que não conseguirei sentir mais felicidade...Esse dia vai chegar!!!

    ResponderExcluir
  10. hehuahua... que engracado essa galera burguesinha que tem raivinha de comunista
    os insultos parecem os mesmos da carta preconceituosa
    seu feio! desonesto!
    huahuahua

    Sao todos iguais! seu bostas... leem 10 livros, ficam chupando as babas de uns professores desiludidos com a vida, e com certeza devem ter perdido algum amor pra algum comunista! huahuhahuahuahuahuahua

    Quem tem muita raivinha assim deve ter uma manchinha no passado que nao quer contar pra geral

    Eh com a mamae, eh???

    ResponderExcluir
  11. Já os comunistas lêem apenas um,o manifesto,aquele de banca de jornal...são todos analfabetos funcionais...só sabem escrever ''cartinhas de repúdio'' ...ooooohhh,pobreeeziiinhoooss! hahahaha
    perder ''amor'' (quanta meiguice!) para algum comunista? com certeza não...comunistas são sujos,histéricos e pessoas como eu sequer frequentam os mesmos lugares!

    ResponderExcluir
  12. que chique a playba ai de cima... arrasou gata academica

    ResponderExcluir