segunda-feira, 9 de novembro de 2009

CACS - PUC/SP - CARTA DE REPÚDIO AS ATITUDES DE MACHISMO NA UNIBAN

CARTA DE REPÚDIO DO CACS PUC-SP À DIREÇÃO E AOS ESTUDANTES, PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS QUE PROTAGONIZAM TAIS ATITUDES LAMENTAVEIS DE MACHISMO NA UNIBAN.
.
Ontem (08/11) nos deparamos com outra atitude lamentável de machismo e selvageria na Universidade Bandeirante (UNIBAN) quando a Direção da Universidade decidiu expulsar a estudante que há duas semanas foi vitima de uma manifestação machista por parte de alguns estudantes do campus do ABC paulista da mesma Universidade que, segundo eles, julgaram o vestido utilizado pela estudante inapropriado para o lugar. Assim, a estudante ouviu uma barbaridade de insultos e ameaças de estupro, chegando ao cúmulo de ter de sair da universidade escoltada por policiais.
.
As imagens que foram rapidamente colocadas em rede demonstram a selvageria e a que ponto chegou à postura machista e preconceituosa de boa parte dos estudantes da universidade. Como era de se esperar, a direção da universidade e algumas notas da imprensa estão tentando minimizar o absurdo deste fato ocorrido, alegando que não houve tentativa de estupro, uma vez que não houve contato físico de nenhum homem ou mulher com a estudante.
.
Espanta-nos também o fato de que professores e funcionários da universidade também compunham a multidão que ameaçava de forma violenta e preconceituosa a estudante, chegando a parar as aulas para agredir verbalmente a aluna.
.
Ao invés de questionar a vestimenta da estudante, os estudantes deveriam questionar a mercantilização do corpo da mulher, e ao invés de culpabilizar as mulheres pelas roupas que usam, devem-se questionar os valores impostos na nossa sociedade que levam a manifestações animalizadas como a que presenciamos na Uniban. Enquanto a ideologia machista perdurar, os homens se sentirão no direito de manifestar esse tipo de comportamento.
.
Nós do CACS (Centro Acadêmico de Ciências Sociais, História, Geografia e Turismo) da PUC-SP nos colocamos a serviço da luta contra essa ideologia que divide homens e mulheres e pela construção de outra sociedade! Mais humana, sem exploração e sem machismo!
.
Repudiamos tais atitudes e exigimos o imediato retorno da estudante à sala de aula e que todos os culpados sejam punidos!
.
Chamamos todos os Centros Acadêmicos e Associações da PUC-SP a assinarem esta carta de repúdio para que a PUC-SP diga também um grande NÃO aos acontecimentos lamentáveis envolvendo a estudante da UNIBAN.
.
CACS PUC-SP – Gestão Te Convido a LUTAR!

Nenhum comentário:

Postar um comentário