segunda-feira, 23 de novembro de 2009

APROPUC debate corte das horas administrativas


Fonte: APROPUC
.
Em assembléia realizada na quarta-feira, 18/11, os professores debateram na sede da APROPUC a situação da categoria em relação ao corte de horas administrativas, efetuado pelo Consad (Conselho de Administração).
.
Conforme relatamos em nossa edição anterior, a deliberação nº 5/2009 do Consadestabeleceu uma série de cortes de horas administrativas que atingiram violentamente várias unidades da PUC-SP. Num cálculo preliminar podemos afirmar que mais de 500 horas contratuais deixarão de existir, caso o Consad desta semana não aceite os pedidos de revisão formulados pelas unidades.
.
Segundo a presidente da entidade, Bia Abramides, a APROPUC sempre lutou pela revogação dos atos que cortavam boa parte das horas acadêmico-administrativas, pois entendia que esta discussão deveria ser levada aos órgãos colegiados da universidade, porque envolve fundamentalmente uma discussão acadêmica. No entanto o reitor não colocou o tema em pauta no Consun, deixando a decisão unicamente para o Consad.
.
Durante a reunião foram relatadas as medidas que diversas unidades estavam tomando para protestar contra a situação e justificar as suas horas administrativas, sem as quais muitos setores poderiam ficar inviabilizados. (veja relato na página 3 desta edição)
Os professores presentes relataram o perigo que os cortes podem representar, pois o preenchimento dos contratos de trabalho, no início do semestre letivo, pode conduzir a demissões de docentes, uma vez que os departamentos ficarão sem as horas que compõem vários contratos.
.
As maiores críticas dos docentes, porém, encaminharam-se no sentido de questionar a falta de democracia presente na universidade, na qual as decisões são tomadas sem que os conselhos sejam consultados, conduzindo a PUC-SP, que tinha até agora um projeto educacional diferenciado, a se igualar a tantas outras unidades de ensino que têm no lucro a sua principal razão de ser.
.
Reunião com ameaçados
.
Os professores propuseram também a realização de reuniões setorizadas da APROPUC com os professores diretamente ameaçados pelos cortes. Essas reuniões devem acontecer nesta semana tão logo o Consad delibere sobre quais horas deverão ser cortadas. A reunião extraordinária do conselho acontece nesta terça-feira, 24/11, no período da tarde. Pela manhã o Consad tem a sua reunião ordinária, onde a pauta principal será o orçamento da universidade.
.
Na assembléia também foi informado que a Reitoria ainda não apresentou nova proposta com relação à dívida de 2005 dos professores, o que poderá acontecer ainda esta semana. Porém os diretores da APROPUC lembraram que inúmeros pedidos da associação continuam sem resposta da Reitoria e da Fundação São Paulo, como é o caso das tabelas salariais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário