quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Bancários continuam em greve e exigem negociação com o governo



Fonte: mnob.org

.

Para destravar acordo com a Fenaban
.
Bancários fazem pedido de moção ao governo para serem abertas as negociações
.
A greve dos bancários entrou em uma semana decisiva. A imen­sa indignação com as condições de tra­balho dá gás e força a greve.
.
O Movimento Nacional de Oposição Bancária (MNOB) afirma que a intransigência dos banqueiros e do governo, mostra sua cara, pois mesmo dizendo que marcarão data para nova negociação, ainda enrolam a categoria.
.
Em uma das maiores greves dos últi­mos anos, a oposição bancária acredita que a categoria deva aproveitar a mo­bilização para de fato conquistarem à vitória. Só que para isso, alega que os bancários precisam desfazer o teatro de outros anos monta­do pelos banqueiros e governo, e infe­lizmente apoiado pela Contraf/CUT. O MNOB sabe que para garantir o rumo certo para a mobilização, algumas medidas são necessárias.
.
Em primeiro lugar, a categoria pode e deve­ aproveitar as divisões existentes. Governo e banqueiros atuam juntos (só ver a ajuda de R$ 200 bilhões que os bancos receberam de Lula), no entanto, há contradições. A co­meçar pela grande mobilização de seus funcionários (Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Nossa Caixa). Assim é mais do que correto insistir na negociação específica, começando pe­las Perdas Salariais, Piso, Isonomia e PCS. Conquistar essas medidas garan­te um novo patamar para a campanha unificada. Os Sindicatos da CUT precisam parar de ajudar a esconder o governo. A greve é antes de tudo independente dos partidos e patrões. E falar em unidade de mesa de negociação é estar fazendo o jogo do adversário, pois desde sem­pre o movimento sindical lutou unifi­cado, buscando as mais diversas nego­ciações, pois é assim que se vence uma luta.
.
Em segundo lugar os bancários têm um papel muito importante a cumprir: a participação na greve. E o significado disso, pra além de manter a adesão é ampliá-la (fundamental para negociação), é ir à assembléia, ir à porta do banco e discutir os rumos da luta da categoria.
.
O MNOB sabe que só assim a bancários garantirão uma greve forte e mais, um rumo correto para ela. Já arrancaram a primeira conquista, pois está colocada a possibilidade de breve ne­gociação, e os bancários terão a chance de usar essa pequena vitória para vencer a batalha.
.
Proposta de moção dos bancários ao governo para serem abertas as negociações
.
Esta é uma proposta de Moção ao governo, para ser defendida nas asembleias, cobrando de Lula a abertura de negociação nos bancos federais.
.
Estamos propondo a moção porque nos foi informado que as negociações na Fenaban estão travadas e não há possibilidades de avançarem.
.
Assim, entendemos que é importante as assembleias aprovarem uma cobrança ao Comando Nacional para que envie a Moção ao governo exigindo abertura de negociação no Banco do Brasil e na Caixa Econômica Federal, para destravar as negociações.
.
Carta ao Comando Nacional
.
Sr’s,
.
A Assembléia dos Bancários de............ ...... Deliberou por cobrar do governo a abertura de negociação nos bancos federais, visto que os bancos privados estão com muita intransigência e travaram as negociações.
.
Os trabalhadores em greve lutam para melhorar seus salários, queremos só o que é nosso. Por isso, chamamos o Comando Nacional a aprovar a moção abaixo e enviar ao governo Lula, anunciando a imprensa sobre esta proposta.
.
Moção dos Bancários ao Governo Lula
.
Os bancários de todo o país iniciaram uma greve geral da categoria no ultimo dia 24. Os bancos receberam mais de 200 bilhões de reais, de vosso governo, no final do ano passado, por conta da crise econômica que se abateu sobre o mundo.
.
No primeiro semestre deste ano, o sistema financeiro brasileiro alcançou o estrondoso lucro de 14 bilhões de reais, e pode dobrar este valor até o fim do ano.
.
No entanto, a Fenaban mantém uma postura tacanha e intransigente nas negociações. Depois de sua oferta e da recusa dos trabalhadores em aceita-la, com a greve cessaram as negociações e não estamos com perspectivas de retomá-las.
.
Por isso, entendemos ser muito importante a retomada das negociações nos bancos públicos e um possível acerto, com uma proposta satisfatória, para se destravar as negociações na Fenaban.

Plenárias por Banco hoje (29) em São Paulo para discutir prioridades na negociação e a Greve

Plenária da Caixa Econômica Federal, às 17h, na quadra dos bancários.

Rua: Tabatingurea, 192 centro de São Paulo.

Oposição vai defender:

Reposição das Perdas

Mais contratações

Isonomia

PCC digno

Plenária do Banco Brasil, às 17h, no Centro Trasmontano.

Local: ao lado da quadra dos bancários citada acima

Oposição vai defender:

Reposição das Perdas

Piso e PCS

Isonomia e anuênio para todos

Fim da lateralidade e da Trava de dois anos

Plenária da Nossa Caixa, às 17h, na Sede do Sindicato.

Rua: São Bento, 413, Centro de São Paulo

Oposição vai defender:

PLR para todos

Nenhuma demissão e nenhum direito a menos na fusão

Isonomia de direitos entre BB e Nossa Caixa

Um comentário:

  1. hoje tava no busão e vi alguns bancos funcionando...
    o foda é essa direção governista que é frouxa...
    pau neles!

    ResponderExcluir